Sobre o Bairro Vila Amorim

A Vila Amorim

                                                                   Suami Paula de Azevedo

     A Vila Amorim, bairro onde está localizada a Escola Estadual “Aldeia Legal”, foi loteado pelo Dr. Luiz Epaminondas de Amorim, recebendo o seu nome (op. cit., 1994).

     O Bairro, situado a Leste do Centro Histórico da Cidade, verdadeiramente, hoje se estende de Oeste, da margem direita do Rio Una, hoje Avenida Mario Covas Jr., até a Rua Tupinambá, a Leste. E a Norte, da Avenida Prudente de Moraes, antiga Estrada São Paulo-Rio de Janeiro, a SP-66, até, ao Sul, à Rua Antonio Marim, no limite com a Vila Mazza.

     A Vila Amorim é inteiramente urbanizada, com ruas calçadas em paralelepípedos, em razão do terreno turfoso, sendo algumas, como corredores de transportes, já asfaltadas. Grande parte desse calçamento data dos anos 80. Duas são as suas vias principais, a Rua Amélia Guerra, e a Avenida Brasília. As duas se cruzam no centro do Bairro, A E. E. “Aldeia Legal” está a cerca de mil metros a leste, em linha reta, do centro histórico da Cidade, sendo hoje considerada, por muitos, uma “escola central” no Município.

     O Bairro se faz visível com as características de identidade da classe média, passando da classe média-média para a classe média-baixa. Não há favelas, mas, já se registram pontos de carência econômica, com habitações do tipo “cortiço”, de algum modo, veladas à exibição, no interior de quarteirões. Tem um comércio pequeno, mas relativamente diversificado, o que permite certa autonomia para os seus moradores, com alguns supermercados, pequenas oficinas e escritórios. Poucas são as indústrias no local.

     Em termos de violência já teve maior número de ocorrências há coisa de uma década, hoje, tendo passado um período, de algum modo, com reduzidas agressões, parece estar, novamente, voltando aos ataques de furtos e roubos.

     Não há Posto de Saúde no Bairro e ele nem possui praça ou qualquer área pública de lazer.

     A Escola Estadual “Aldeia Legal” atende crianças do Ciclo I, com classes de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, com, basicamente, gente do Bairro, e em grande número já recebe netos e filhos de ex-alunos. Conta também já com um grande número de alunos vindos de outros bairros, alguns bem distantes, por escolha dos pais. Tem na atualidade, ainda que não otimizada, uma relativamente boa participação dos pais em termos comparativos, nas atividades da Escola. Essa comunidade da Vila Amorim, principalmente seus pequenos comerciantes, atende e apóia as demandas da Escola. Muitos da equipe escolar residem ou residiram no Bairro da Vila Amorim, ou próximo, entre funcionários, professores e direção. Hoje tem também professores e especialistas residentes até em outros Municípios, como Mogi das Cruzes, Poá e Ferraz de Vasconcelos, alguns deles há vários anos na Escola.

     Num raio de um quilômetro da Escola há uma escola particular, considerada uma das melhores da Cidade. Nesse mesmo raio distam duas outras escolas estaduais, uma de Ciclo II, 5a a 8a série do Ensino Fundamental, e outra com o Ciclo II e Ensino Médio. Além de duas escolas municipais, uma de Educação Infantil e outra de Ciclo I do Ensino Fundamental, igualmente com classes de 1ª a 4ª séries.