Sobre a Escola E.E. Dr. Morato de Oliveira

A Escola Estadual Dr. Morato de Oliveira

                                                                  Suami Paula de Azevedo

     A história da E. E. começa efetivamente com os anos 60, com o projeto de construção do “3º Grupo Escolar de Suzano”, elaborado pelo Engenheiro Yuji Aihara, erguido em área ainda não calçada.
     A Cidade, em meados dos anos 50. já contava, além de dois Grupos Escolares, com outras pequenas escolas em bairros mais distantes. A nova escola, o 3º Grupo, pretendia receber alunos do Parque Maria Helena (do outro lado da estrada de ferro, distante uns dois quilômetros) como também, e principalmente, do Bairro do Areião, que ficava na altura do hoje denominado Bairro da Vila Mazza, contíguo à Vila Amorim. Teve seu projeto logo aprovado e a construção iniciada em 1960.
     Em meados de 1962 estava concluída. Construção essa realizada com recursos do próprio Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP), ainda dirigido pelo Dr. Francisco Morato de Oliveira, o Chico Morato, durante o Governo do Dr. Carlos Alberto de Carvalho Pinto. No Município governava o Prefeito Firmino José da Costa.
      A inauguração das instalações da Escola foi a 1 de setembro de 1962. Eram oito salas de aula edificadas de frente para as salas da área administrativa, além de, a sua direita, um grande pátio coberto, com instalações para a cozinha da merenda, que dividia em duas toda essa área coberta. Abrigou, em verdade, no início, duas escolas, o “3º Grupo Escolar de Suzano” e o “Grupo Escolar Prof. Carlos Molteni”.
     A configuração (como pode ser vista nos Anexos), apresentava apenas aquela apresentação. Posteriormente, perto de quinze anos depois, em 1977, foram erguidas mais quatro salas de aula, à esquerda da administração. Nessa ocasião foi também calçada uma quadra poliesportiva em frente a essas novas quatro classes (Anexos ainda).
      Com o correr do tempo, pouco mais de cinco anos após, em 1983, outras quatro salas foram erguidas no extremo direito do terreno (vide Anexos). Outras construções foram sendo erguidas, com o passar do tempo, como mais uma sala de aula (sala 5) próxima ao lado direito das oito mais antigas. Ainda foram instaladas outras duas salas de aula na extrema direita da área coberta (Anexos). Ao todo, em meados dos anos 80, a escola possuía cerca de 19 salas de aula. Atendia em três períodos, manhã, tarde e noite, tendo chegado mesmo a atender em quatro períodos, com o intermediário, da pré-escola ao final do antigo Segundo Grau, hoje denominado Ensino Médio.
      Durante a reorganização, realizada no primeiro ano do Governo Mario Covas (1995-1999) foi iniciado um processo denominado Reorganização. Com isso o Sistema Estadual pretendia que cada escola atendesse um nível determinado, como em países desenvolvidos. Assim, uma escola atenderia o Ciclo I do Ensino Fundamental (classes de 1ª a 4ª séries), outra atenderia o Ciclo II do Ensino Fundamental (classes de 5ª a 8ª séries), enquanto ainda outra atenderia o Ensino Médio. Por isso a Escola foi perdendo turmas. Inicialmente foi-se o Ciclo II do Ensino Fundamental, sendo todas as classes de 5ª a 8ª séries transferidas para outra Escola Estadual próxima, a cerca de pouco mais de mil metros dela, em final de 1997. Depois, ano a ano, deixando de matricular alunos no Ensino Médio, foi perdendo todas as classes até encerrá-lo no ano letivo de 2000, ficando apenas com as classes comuns de 1ª a 4ª séries, Ciclo I do Ensino Fundamental.
     As análises de planejamento escolar feitas pela Diretoria de Ensino de Suzano indicavam que o Bairro não comportava duas escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou, ainda, duas escolas com 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Nem duas com Ensino Médio. Mesmo com toda a expansão que o Ensino Médio brasileiro passava, a expectativa matematicamente tabulada era de que uma grande escola desse nível no Bairro esvaziasse as demais escolas centrais da Cidade, que atendiam, e ainda atendem, alunos dos vários bairros periféricos.
     Até o final dos anos 70 havia uma participação significativa da Associação de Pais e Mestres, o Bairro era outro, a Cidade era outra. De doze diretores até esta data, o primeiro permaneceu doze anos, a atual Direção já está há oito anos, um outro ficou quatro anos, os demais não ultrapassaram dois anos, vários afastando-se para exercerem outras funções. Coincidindo com essa troca maior de Diretores, que permaneciam pouco mais de um ano, os anos 80 e 90 foram os mais difíceis. Apesar dos esforços desses diretores, uma escola demanda um projeto de período mais longo para poder frutificar. Tanto que hoje nem se pensa mais em plano escolar menor de quatro anos, duração média de seus cursos. 2006 é o último ano do segundo projeto desta Gestão.

_______________

AZEVEDO, Suami Paula de. O Povo Mirambava. Suzano/SP: Gil & Tunice, 1997.

_________. Retratos de Suzano. Mogi das Cruzes/SP: Oriom, 2004.

_________. Suzano Estrada Real. Suzano/SP: Alto do Tietê, 1994.